quinta-feira, 4 de julho de 2019

Analogia das tempestades com as crises psicológicas




Quando está chovendo usamos as FERRAMENTAS que dispomos para não nos molharmos, como um guarda-chuva, uma capa de chuva, um casaco na cabeça, sapatos mais fechados. Podemos pedir um guarda-chuva emprestado ou até paramos no meio do caminho pra adquirir um, damos aquela corridinha pra se proteger logo da chuva, etc...
Com o tempo, vamos aprendendo os SINAIS de que o clima vai mudar e nos PREPARAMOS para encarar a chuva: já saímos de casa com o guarda-chuva.

Na saúde mental, podemos comparar as tempestades e dias nebulosos com as CRISES PSICOLÓGICAS, que quando aparecem desestabilizam nosso sistema interno e nos exigem novos recursos e ferramentas para que o equilíbrio seja restabelecido.

As crises são sentidas como negativas quando nosso leque de ferramentas não são suficientes e não conseguimos avançar. E sim, também podem ser vistas como POSITIVAS, como possibilidade de reconhecer, reafirmar e solidificar aprendizagens. Permitem ainda revisar crenças e experimentar novas maneiras de agir, proporcionando maior autoconhecimento, autoconfiança e crescimento.

E assim como aprendemos a observar as mudanças climáticas, é possível IDENTIFICAR a aproximação da crise e nos ANTECIPAR e PREPARAR para a chegada dela, usando de maneira mais eficaz nossas ferramentas. Em alguns momentos não é possível evitar que ela apareça, pois não conseguimos controlar tudo (e existem crises do tipo imprevisíveis, acidentais e inesperadas), mas é possível atravessar a tempestade e sair inteiro e em condições de seguir.

Ao enfrentar uma crise, é possível abandonar algumas ferramentas que não servem mais e agregar outras, e sair mais fortalecido, com recursos novos e mais sólidos.

E aí,  vocês tem crises frequentes? Como passam por elas? Sentem que precisam de novos recursos de enfrentamento?

Por
@rosanateixeirapsicologa



Siga também no Instagram.


Rosana Teixeira
CRP-12/09343
(48) 99957-6610
(48) 99194-6610

Nenhum comentário:

Postar um comentário