sexta-feira, 8 de março de 2013

As mulheres de hoje

 
As mulheres sempre tiveram um papel central nas famílias. Consideradas responsáveis pelos relacionamentos familiares e por todos os cuidados, nas últimas décadas, muitas mulheres passaram a focar mais em estudo e trabalho. Com essas mudanças, aumentou o número de mulheres chefes de família, desempenhando cargos de liderança, mulheres que tem demorado mais a se casar, optado por não casar ou não manter um casamento, que tem deixado para mais tarde a maternidade ou até escolhido por não ter filhos.

As mulheres de hoje sentem-se obrigadas a dar conta de tudo. Acreditam que tem de ser ótimas donas ou administradoras do lar, mas também profissionais exemplares, ser boa mãe e esposa dedicada, e ainda ter pique para malhar e cuidar de si, participar de eventos sociais, e também estar sempre disposta e sorridente. Ufa! Com tantas exigências sobre tarefas e responsabilidades as mulheres notam que ficam sobrecarregadas, sendo difícil conseguir olhar para si mesmas e fazer coisas que realmente lhe deixem bem e lhe deem prazer. Se de um modo essas mulheres se sentem pressionadas para ser a mulher perfeita, que dá conta de tudo, por outro, existem as mulheres controladoras, que tem dificuldade em dividir as tarefas e pedir ajuda aos familiares, por exemplo.

Pela sensibilidade e maior envolvimento emocional com as atividades e pessoas, as mulheres apresentam maior propensão a doenças psíquicas, sendo que, muitas vezes, os sintomas comunicam que algo não vai bem nas relações próximas.

Apesar disso, são elas que tem maior cuidado com a saúde e buscam ajuda com mais frequência, seja apenas para si ou para a família. A terapia pode auxiliar na ampliação de suas potencialidades, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, fortalecimento e maneiras de se relacionar consigo e com os outros.

Que neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, lembremos das lutas e conquistas das mulheres por seus direitos contra o preconceito, discriminação e desigualdade. Lembremos da sua delicadeza, mas também da sua força, suas multifacetas, seus direitos e desejos. PARABÉNS, MULHERES!

Abraço,
Rosana Teixeira

Um comentário:

  1. Rosana, gostei do seu blog.
    A mensagem sobre a mulher resume exatamente o que ela representa." Mulher" super atarefada , sensível a tudo o que está ao seu redor mas , muitas vezes, é impossível a ela dar conta de tudo sem a ajuda de um profissional da área.
    Parabéns pelo teu dia, também!
    Maria Iolanda

    ResponderExcluir